quinta-feira, 21 de maio de 2009

GUARAPIRANGA - Palco de transformações sociais

Como fazer para despertar nossos jovens para conquistas, não só nos esportes mas também na educação, na saúde e no meio ambiente? Simples...através do próprio esporte, e acreditem, este projeto já está em prática através da Secretaria Municipal de Esportes, pelas mãos do seu Secretário, o médico Walter Feldman.
Neste programa estão contemplados esportes náuticos como remo e canoagem, que são oferecidos gratuitamente para crianças e jovens de 9 a 16 anos no projeto denominado Clube Escola, porporcionando a muitos um contato com a natureza que antes não era possível. E o local escolhido para essas práticas foi a Represa de Guarapiranga.
Nos últimos 30 anos, esse grande patrimônio líquido foi tratado com total descaso e abandono pelo poder público, que permitiu invasões em áreas de mananciais, corte maciço de árvores e a poluição das águas que chegam as nossas represas. Felizmente, agora estão em andamento projetos que podem, finalmente, reverter pelo menos em parte o que foi destruído e proteger o pouco que restou. Ao todo são 7 parques na orla, que vão preservar a área do entorno, trazer de volta verde que oxigena nosso ar, os animais que ali viviam e a possibilidade de contato do cidadão paulistano com este espaço.
Aliar este espaço saudável e bonito à práticas esportivas é proporcionar qualidade de vida aos nossos jovens , sem esquecer da educação. Segundo Feldman, "as crianças da região atualmente têm a possibilidade de praticar modalidades náuticas gratuitamente com o Clube Escola de Esportes Náuticos, instalado no Clube ADC Eletropaulo e com o Clube Escola instalado no CDC Iatismo. Nossa proposta é estimular os jovens que estudam nas escolas da área ao redor da represa Guarapiranga a entrar em contato com a canoagem, o remo, enfim, ao ambiente náutico. Para isso é feito também um controle do desempenho escolar desses jovens: só aqueles que frequentam assiduamente as salas de aula ganham a oportunidade de participar dos treinamentos dessas modalidades. Trata-se de um estímulo integrado ao esporte e à educação."
A represa pode ser palco de muitas atividades, como já foi no passado, e de outras tantas novidades não tão conhecidas do público. No último dia 22 de março em comemoração ao dia da água, aconteceu a 2° Travessia Aquática da Guarapiranga, uma prova de 1500 metros a nado. Mais de 500 atletas se inscreveram para o evento, que contou com a presença de autoridades.
"Nos últimos dois anos, posso assegurar que a Represa Guarapiranga vem sendo um dos palcos mais bem utilizados pela nossa equipe. Nesse período, tivemos a realização de duas edições da Virada Esportiva, sendo que ambas, foram promovidas ações que levaram os paulistanos a praticar atividades esportivas na Represa, como o iatismo, o remo, o jet-ski e até mesmo esportes de areia, como futebol e vôlei." - garante Feldman.
Bons ares finalmente circulam sobre a Guarapiranga: "Felizes são aqueles que têm consciência e a preocupação de preservar e lutar para massificar o ideal da Preservação do Meio Ambiente. Sabemos que esta é uma questão de importância central nos dias de hoje e que será a primeira prioridade em pouquíssimo tempo para todos os países."
O Secretário de Esportes se compromete a lutar permanentemente por esses ideais e pelas ações práticas que auxiliem na preservação da nossa cidade.
Fonte: Revista Viverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário