quarta-feira, 1 de julho de 2009

Projeto Mais Verde na Guarapiranga


O Projeto Mais Verde foi criado por dois moradores da região do Parque Terceiro Lago, na orla da Guarapiranga, que estavam preocupados com a acentuada degradação ambiental do entorno.

Este projeto visa recompor os 30 mil m2 de orla da represa Guarapiranga, a área verde existente com 20 mil m2, exclusivamente com espécies nativas da Mata atlântica.

Eles atuam desde a colheita e identificação das sementes, passando pela germinação, produção, aclimatação e plantio. Este, é realizado em mutirões com a comunidade, escolas, grupos e entidades.

Embora as atividades sejam realizadas por pura ideologia e voluntarismo, sem recurso financeiro algum, os resultados alcançados são muito positivos, ganhando respeito de órgãos públicos, ONGs e da sociedade, não só de São Paulo, mas de diversas partes do Brasil.

Entre os resultados alcançados ressalta-se a redução das queimadas que eram constantes assim como esgoto clandestino, caça à animais silvestres, disseminação de espécies exóticas entre outros crimes ambientais.

PRODUÇÃO DE MUDAS

Uma das maiores dificuldades encontradas, era a baixa diversidade de espécies doadas pelos órgãos públicos para ações de compensação. Por isso, o próprio projeto passou  a identificar e produzir mudas, garantindo assim diversidade, qualidade genética e uma certeza de identificação correta. Atualmente são produzidas mais de 150 espécies de árvores da Mata Atlântica.

ALGUNS DOS DESAFIOS ENCONTRADOS:

DESCASO DO PODER PÚBLICO -
Embora as ações se dêem em áreas públicas, e tendo sido concedidas as concessões necessárias para a realização do projeto de recuperação, ainda existe um grande descaso das autoridades ambientais. As ações do projeto jamais foram fiscalizadas por algum órgão para saber o que está sendo plantando, ou se certificar da diversidade necessária para a recomposição, das características ciliares das espécies plantadas nas margens da represa, ou simplesmente, se o projeto está precisando de algum auxílio.

DIFICULDADE DE PLANTIO e MANUTENÇAO - O plantio é o mais oneroso de todo o processo. Limpeza da área, abertura de covas, correção do solo, estacas e identificação. Os voluntários são sempre poucos e a velocidade dos plantios é extremamente lenta.

Contudo, mesmo com todas as dificuldades, já foram produzidas  mais de 5 mil mudas. E mais de 2.500 mudas foram plantadas.

Para maiores informações sobre os projetos realizados e agenda sobre os plantios comunitários acessem o site:
http://www.projetomaisverde.xpg.com.br/crbst_0.html

Fonte: Silvano - Projeto Mais Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário