A Bacia da Guarapiranga é um manancial de extrema importância para o Estado de São Paulo. É uma região prioritária para a Conservação da Biodiversidade e abrange os municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Lourenço da Serra e Juquitiba. A Bacia drena uma área de quase 64 mil ha e garante o abastecimento de água para aproximadamente 4 milhões de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Possui uma área agrícola de 6.500 ha, com cerca de 500 agricultores, quase todos familiares, segundo dados do LUPA (LUPA 2007/2008).
Sua conservação é fundamental para garantir a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da região.
Nos últimos anos a região vem sofrendo sérios impactos da expansão urbana desordenada e existem fortes evidências de que a atividade agrícola tem sido praticada sem os cuidados necessários e sem assistência técnica efetiva. O projeto “Guarapiranga Sustentável” prevê ações que promovem a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, o fortalecimento de canais especializados de comercialização de produtos e conseqüentemente a valorização dos produtores agroecológicos na região.
Para sua realização, a Secretaria de Meio Ambiente já estabeleceu parcerias com SAA - Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento; SVMA - Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Prefeitura de São Paulo (Supervisão de Abastecimento) e de Embu das Artes. Também participam desta iniciativa o Centro de Pesquisas Mokiti Okada, AAO e Instituto Kairós.
As Redes de Agroecologia são formas de interação entre os diversos componentes da cadeia produtiva, permitindo trocas de informações, experiências e integração. Para a sua consolidação são necessárias ações integradas entre os diferentes componentes, como os agricultores, produtores de insumos, ensino, pesquisa, extensão, logística de comercialização e consumidores finais. O incremento de atividades comerciais, portanto, não é um objetivo final, mas se constitui como um dos resultados desta maior integração entre os diversos segmentos participantes da Rede.
O Portal é o espaço da Rede de Agroecologia da Guarapiranga na internet: www.sigam.ambiente.sp.gov.br/agroecologia
Contém informações sobre a Rede, seus parceiros e seus membros; o acesso a bancos de tecnologias agroecológicas e conteúdos sobre o Projeto “Guarapiranga Sustentável”. É um espaço dos membros, parceiros e de todos que procuram informações sobre agroecologia e atividades que estão sendo desenvolvidas em prol da Agricultura Sustentável na região.
Para participar, ou obter mais informações, você pode enviar mensagem para redeagroecologia@ambiente.sp.gov.br ou visitar o Portal pelo link www.sigam.ambiente.sp.gov.br/agroecologia
Uma das responsáveis pela iniciativa é a engenheira agrônoma Araci Kamiyama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário