terça-feira, 18 de agosto de 2009

Publicações sobre Mananciais de São Paulo serão lançadas nesta quinta (20/8)

O Instituto Socioambiental desenvolveu três componentes do Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis: construindo políticas públicas integradas na cidade de São Paulo, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Daí resultaram cinco livros sobre os temas mananciais, biodiversidade, habitação, parques urbanos e serviços ambientais. Estes e outros relativos ao mesmo projeto do Pnuma serão distribuídos ao público durante o lançamento, nesta quinta (20/8), no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

1

Mananciais, biodiversidade, parques urbanos, habitação e serviços ambientais são os temas das cinco publicações cujo conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Programa Mananciais do ISA no primeiro semestre de 2008, resultado de parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. Foram três metas desenvolvidas pelo Projeto Ambientes Verdes e Saudáveis: um diagnóstico e proposta de diretrizes para uma política para a área de mananciais em São Paulo; um banco de dados de coleta e publicação sobre biodiversidade no município; um projeto de diretrizes para um modelo de gestão dos parques urbanos municipais, juntamente com administradores de parques urbanos.

As publicações Mananciais: uma nova realidade, Mananciais: diagnóstico e políticas habitacionais, Além do Concreto: contribuições para a proteção da biodiversidade paulistana, Parques urbanos municipais de São Paulo, Serviços Ambientais: conhecer, valorizar e cuidar, pretendem promover o debate sobre os temas em questão de forma a contribuir para reverter o quadro de degradação ambiental dos mananciais de São Paulo, e incentivar a proteção e uso sustentável dos recursos naturais remanescentes do munícipio de São Paulo.

O ISA e os Mananciais de São Paulo

O trabalho do ISA com mananciais teve início em 1996 e até 2008 produziu diagnósticos socioambientais participativos das bacias Billings, Guarapiranga e Sistema Cantareira, propondo ações como as que resultaram dos seminários Guarapiranga 2006 e Billings 2002. Em novembro de 2007, o ISA lançou a Campanha De Olho nos Mananciais que tem como objetivo alertar a população da Grande São Paulo sobre a situação de suas fontes de água e mobilizar para o uso racional deste recurso. Infelizmente o programa teve de ser encerrado em função de dificuldades na obtenção de recursos para a sua continuidade. Dessa forma, as ações da Campanha De Olho nos Mananciais estão sendo gradualmente transferidas para os parceiros do ISA bem como a gestão do site e das ferramentas interativas de que ele dispõe. (www.mananciais.org.br).

Serviço: lançamento das publicações
Quando: 20/08/2009, quinta-feira, 14h
Onde: Sesc Vila Mariana, Rua Pelotas, 141, São Paulo –SP

Fonte: ISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário