terça-feira, 14 de setembro de 2010

1° RALLY NÁUTICO ECOLÓGICO NA REPRESA GUARAPIRANGA

 

 

image001

Com o apoio do  Sailing Center Marina Atlântica, da ONG Fiscais da Natureza e parceiros, no dia 25 de setembro, a partir das 10h, será realizado o 1° Rally Náutico Ecológico em uma das principais fontes de abastecimento de água potável da região metropolitana de São Paulo, a “Represa Guarapiranga”, em prol da preservação da região de mananciais e mobilização da sociedade.

Atualmente a Represa sofre um grande desequilibrio ambiental causado pelo escoamento de esgoto doméstico e resíduos sólidos despejados por moradores de construções irregulares da região - não beneficiários de saneamento básico e programas de coleta – além, da proliferação de macrófitas (plantas aquáticas) que se alimentam destas impurezas, apropriando-se do oxigênio da água e bloqueando a passagem de luz necessária para sobrevivência de animais que lá habitam.

Ainda que não esteja totalmente despoluída, é utilizada como local de lazer e esportes náuticos, por conta de suas praias artificiais, clubes e marinas de barcos existentes em sua margem, é também um refúgio de vida silvestre, sua área verde possui uma alta diversidade de espécies de animais (veados, capivaras, macacos, preguiças, esquilos, entre outros), aves de outras regiões do Brasil e vegetais como: árvores, bromélias, orquídeas, samambaias, etc.

Destacam-se também muitas aves migratórias popularmente conhecidas como maçaricos e batuíras, que migram todos os anos (entre agosto e maio) do Norte da América do Norte para o Sul da América do Sul, utilizando a Represa como uma de suas paradas para descanso e busca de alimentos.

Por este motivo, o Rally Ecológico será uma competição emocionante, onde navegadores e suas equipes, formadas por familiares e amigos, abraçaram a causa e embarcarão em busca de objetos deixados na água responsáveis por grande parte da poluição. Haverá premiações para as equipes que retirarem maior quantidade de lixo da Guarapiranga e também para quem retirar o lixo mais curioso/engraçado.

As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail: rallyambiental@gmail.com ou pelo telefone: (11) 5522.7100.

1º RALLY NÁUTICO ECOLÓGICO

Data| 25 de Setembro.
Horário| A partir das 10h.
Local| Sailing Center - Represa Guarapiranga
Valor da inscrição por pessoa l R$ 40,00
Crianças|A partir de 09 anos – R$ 40,00
Credenciamento para imprensa:
Idealizzare – Assessoria de Imprensa
Meg Sousa
Tel l (11) 7768.8248
ID l 121*118383
meg@idealizzare.com.br
Informações de Serviço:
Telefone| (11) 5522.7100
E-mail l rallyambiental@gmail.com

Fonte: Magna Carvalho (TRIP ON JEEP Ecoturismo)

2 comentários:

  1. Informamos que nesta data postamos noticia do Rally na Guarapiranga no BLOG SOS RIOS DO BRASIL (http://sosriosdobrasil.blogspot.com):
    25 DE SETEMBRO DE 2010
    ACONTECE HOJE O 1º RALLY NÁUTICO ECOLÓGICO NA REPRESA GUARAPIRANGA - SP

    Favor enviar releases, fotos e vídeos deste e de outros eventos para divulgação!

    Grato,
    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir
  2. Olá, caro amigo, belo blog eu tenho um site que trata de assuntos da Zona Sul de São Paulo (em especial ao Guarapiranga e arredores.
    Queria te fazer um convite: estamos buscando colunistas e seria uma honra poder lhe apresentar algumas propostas. caso tenha interesse entre em contato pelo site ou pelo e-mail: parceiros@solguarapiranga.com.br
    nosso site: www.solguarapiranga.com.br

    ResponderExcluir